Como reduzir a dor de joanetes?

Como reduzir a dor de joanetes?

Embora os joanetes sejam a deformidade do pé mais comum, a dor que produzem é terrível. Basta perguntar a qualquer pessoa que sofra desse problema para perceber que, além da questão estética, o hallux valgus pode realmente incapacitar em certas atividades.

Esta deformidade complexa consiste numa protuberância óssea – com ou sem inflamação – em redor do dedo grande (primeiro metatarso) do pé, embora também possa ocorrer no dedo mínimo (quinto metatarso). Resulta do desvio da zona média do dedo para o exterior e da cabeça do metatarso para o interior. Este problema articular afeta também as outras estruturas do pé (ligamentos, cápsula articular, musculatura, pele, outros dedos, etc.) e produz dor, não só pela própria deformidade, mas também pela pressão e/ou fricção com o calçado. Atualmente, os joanetes são considerados uma patologia de causas múltiplas, onde fatores como a genética, o calçado, fatores hormonais, entre outros, podem estar presentes.

Para reduzir a dor associada ao hallux valgus, é possível seguir um tratamento preventivo. Ou seja, quando se observa o início da deformidade e a dor começa a tornar-se evidente, tenta-se evitar que a deformidade progrida. Como? Com ortóteses corretivas diurnas ou noturnas, como os separadores Comforsil (grossos ou extrafinos), que endireitam e alinham o dedo grande, evitando fricções e a sobreposição dos dedos; ou como o corretor noturno de joanetes Comforsil, que ajuda a aliviar a dor e a manter o dedo na posição correta durante toda a noite. A isto deve-se adicionar o uso de um calçado com largura suficiente na ponta.

Também é possível recorrer a um tratamento cirúrgico. De acordo com a Sociedade Espanhola de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo (SEMCPT), quando o joanete é doloroso e a bursite existente se torna vermelha e causa problemas para calçar, então a cirurgia é indicada. Após a intervenção cirúrgica, as ortóteses, juntamente com os suportes plantares específicos, serão de grande importância na manutenção da correção obtida. Os suportes plantares melhoram a distribuição da carga no primeiro dedo, diminuindo a dor tanto na atividade estática como na dinâmica. Além disso, os protetores de silicone destinados a proteger a proliferação óssea (exostose) típica dos joanetes melhorarão a capacidade de calçar. Na gama de produtos que a Comforsil podem ser encontrados este tipo de protetores tanto para o hallux valgus do dedo grande como do dedo mínimo do pé.

Deixe uma resposta