Ouve-se um zumbido. Agita os braços para tentar afastar o inseto. Acredita tê-lo conseguido. Então, sente a picada. Já é tarde demais. Mais uma vez, os mosquitos atacam sem piedade. Para algumas pessoas, esta cena é demasiado familiar. É preciso tomar medidas, mas o que se pode fazer para combater estes irritantes sugadores de sangue?
Tome nota! Com estas 10 ideias queremos ajudar a mantê-los longe da sua pele, porque, embora a maioria das picadas seja inofensiva, alguns mosquitos podem transmitir doenças.
- Evitar água estagnada. Os mosquitos precisam de água para depositar os seus ovos. Verifique se não há objetos ou locais onde possa acumular-se água perto de sua casa. Por exemplo, recipientes, baldes ou vasos vazios, poças, tanques…
- Usar mosquiteiros. São uma barreira física muito eficaz para evitar as picadas. O ideal é instalá-los em portas e janelas, mas, se não for possível, podem ser colocados em volta (do teto ao chão) das camas e berços. O mais importante é que não haja nenhum buraco por onde os mosquitos possam passar.
- Trocar as lâmpadas. Os mosquitos são atraídos pela luz de certas frequências, não por qualquer uma. As luzes LED, as lâmpadas de sódio ou as lâmpadas de luz amarela para insetos não os atraem. Por isso, é recomendável que coloque este tipo de luzes perto de portas, janelas ou varandas. Caso não seja possível trocá-las, é melhor manter a luz apagada ou as janelas e portas fechadas.
- Ligar o ventilador ou o ar condicionado. Quase qualquer brisa torna muito difícil o voo dos mosquitos. Por isso, se tem ar condicionado, ligue-o. E, se tem um ventilador, use-o também, mesmo em áreas exteriores como o jardim ou a varanda. O ideal é direcionar o fluxo de ar para a metade inferior do corpo, pois os mosquitos voam muito perto do chão para evitar o vento.
- Reduzir o tempo ao ar livre nas horas em que há mais mosquitos, ou seja, entre o anoitecer e o amanhecer. Quando o sol se põe ou nasce, costuma haver menos vento, o que incentiva os mosquitos a saírem para se alimentarem.
- Cuidar da higiene corporal. Que algumas pessoas são mais atraentes para os mosquitos do que outras é algo bem conhecido. O que os cientistas tentam determinar é o que nos diferencia, e alguns estudos já concluíram que o suor e os cheiros fortes (como o odor dos pés) os atraem especialmente. Daí a importância de manter um cuidado especial com a higiene se não quer ser parte do banquete dos mosquitos.
- Evitar produtos cosméticos demasiado perfumados. Embora possa parecer contraditório, os mosquitos também são atraídos por aromas doces e florais. Por isso, cuideda higiene, mas sem usar todos os produtos perfumados ao seu alcance para se arranjar.
- Os hábitos saudáveis podem ajudar. Consumir álcool, comidas picantes ou ter excesso de peso aumentam a taxa metabólica e fazem-te exalar mais dióxido de carbono, um gás que ajuda os mosquitos a localizar o seu alimento e que conseguem detetar a mais de 50 metros de distância. Praticar atividade física pode ajudar-te a manter um peso saudável, embora o exercício também aumente a exalação de CO₂ e, portanto, a atração dos mosquitos.
- Escolher bem a roupa. A melhor forma de evitar que os mosquitos lhe piquem é usar camisolas de manga comprida e calças que cubram toda a perna, embora este conselho seja difícil de seguir quando o calor aperta. Se tiver de optar por uma cor, escolha tons mais claros. Os mosquitos adoram cores escuras como o preto ou o vermelho.
- Usar repelentes de mosquitos. Às vezes é impossível seguir todos os conselhos anteriores para evitar picadas, como quando estamos de férias ou a passar tempo ao ar livre ou na casa de familiares ou amigos. Por isso, não faz mal proteger a sua pele com um repelente de mosquitos ou ,por exemplo, com as pulseiras Mosquisin.