Faixas lombares: o que são e para que servem

Faixas lombares: o que são e para que servem

As faixas lombares são um tipo de ajuda ortopédica que serve para suportar e conter a zona lombar e a região sacral das costas. O seu uso é recomendado em casos de dor lombar aguda ou crónica, resultante de diferentes patologias, lesões ou circunstâncias. Os suportes lombares ajudam a melhorar a funcionalidade e a reduzir a dor nas costas, complementando o tratamento médico e de reabilitação prescrito, mas nunca o substituindo.

O uso é indicado em casos de lumbago, lombociática, artrose lombar, discopatia, osteoporose, osteomalacia, pós-operatório de hérnia discal, fraqueza muscular, processos degenerativos ou de reabilitação. Nestes casos, as faixas lombares promovem um realinhamento da curvatura normal das costas através da compressão abdominal e, ao mesmo tempo, proporcionam uma descarga e imobilização, em maior ou menor grau, dependendo do tipo de dispositivo ortopédico utilizado (de acordo com a sua forma, materiais, etc.).

Existem também faixas lombares especiais que não são usadas para tratar a dor já instalada, mas sim de forma preventiva. É o caso das faixas lombares laborais, destinadas a quem, pela sua profissão, necessita carregar e mover peso. Elas funcionam imobilizando ligeiramente um segmento da coluna, oferecendo suporte sacrolombar no momento do esforço. Também existem faixas lombares para grávidas, que elevam o abdómen e ajudam a reduzir a pressão que o bebé exerce sobre a zona pélvica, além de sustentar as costas e melhorar a postura da gestante. Embora sejam de grande utilidade, deve ter em conta duas questões importantes ao usar uma faixa lombar. Em primeiro lugar, o seu uso deve ser acompanhado por um programa de higiene postural e de fortalecimento da musculatura lombar, elaborado por um médico de reabilitação ou pelo especialista que o acompanha, pois, a faixa sozinha não corrige as más posturas que possa adotar ou os problemas de fraqueza muscular preexistentes. Em segundo lugar, deve-se evitar o uso contínuo da faixa lombar, pois pode ocorrer o efeito contrário ao desejado, uma vez que, ao se habituar a ela, os músculos podem começar a enfraquecer.

Deixe uma resposta