Embora o artigo que explica como evitar as picadas de mosquitos tenha sido publicado recentemente, pode ser que não tenha conseguido pôr em prática os nossos conselhos ou que algum mosquito rebelde tenha encontrado justamente uma zona desprotegida onde atacar. Por isso, também é útil saber o que fazer quando a picada já ocorreu e começam a aparecer as irritantes comichões.
A primeira coisa a saber é o que acontece quando te pica um mosquito, ou melhor dizendo, uma “mosquita”, pois são as fêmeas que têm a capacidade de picar para obter certas proteínas do sangue humano de que necessitam para completar o seu ciclo reprodutivo.
Para picar, o mosquito atravessa a camada mais superficial da nossa pele (a epiderme) com a sua tromba e procura um vaso sanguíneo de onde extrair o sangue. Mas, como o corpo humano coagula o sangue como mecanismo de defesa, os mosquitos libertam a sua saliva, que tem propriedades anticoagulantes. Assim é que, literalmente, nos sugam o sangue.
Nesse momento, o corpo deteta uma substância estranha (a saliva do mosquito) e o nosso sistema imunitário produz histamina, que é a responsável pela erupção na pele. Depois, os vasos sanguíneos expandem-se, irritando as terminações nervosas ao redor da zona e, como consequência, sentimos a comichão característica das picadas de mosquito.
Embora conhecer todo este processo não evite que um mosquito pique ou que a comichão seja menor, pelo menos, da próxima vez que sentir essa comichão insuportável, saberá a que se deve.
Dito isto, uma vez que já foi picado por um mosquito, há várias coisas que podes fazer para que a comichão e o desconforto sejam mínimos. Tome nota!
- Lavar a zona da picada com água e sabão. Parece lógico, não é? Sim, mas sabemos que poucos o fazem.
- Aplicar frio. O gelo é o melhor, pelo seu efeito vasoconstritor, ou seja, estreita os vasos sanguíneos que, como vimos, ao expandirem-se, irritam os nervos e causam comichão.
- Não coçar. Sabemos que é quase impossível, mas a realidade é que o ditado “quanto mais coço, mais comichão faz” é totalmente verdadeiro. Quando coçamos muito, corremos o risco de expandir a irritação, fazer uma ferida ou até infetar a zona da picada.
- Esquecer os remédios caseiros. Há quem acredite que aplicar alho ou pasta de dentes ajuda a acalmar a comichão das picadas de mosquito, mas a evidência científica não comprova isso. Assim, é melhor evitar.
- Usar um produto calmante que ajude a aliviar a comichão.
- Usar medicamentos. Apenas se a reação alérgica for significativa ou se a comichão não diminuir com nenhum dos conselhos anteriores. Nesse caso, é necessário consultar um médico, que avaliará a possibilidade de receitar anti-histamínicos ou corticosteroides.