10 Sugestões para uma casa de banho acessível

10 Sugestões para uma casa de banho acessível

A casa de banho é um dos cómodos mais utilizados e necessários da casa. Por isso, quando pessoas com mobilidade reduzida ou idosos vivem em casa, é importante adaptar a casa de banho para o seu uso. Tornar a casa de banho 100% acessível é possível se estes dez pontos básicos forem tidos em conta:

  1. A primeira coisa é que se tiver de aceder à casa de banho em cadeira de rodas, canadianas ou bengalas, haja espaço suficiente para o fazer. Portanto, a porta da casa de banho deve ser larga. Além disso, o ideal é que seja uma porta de correr, pois facilita a abertura e a movimentação sem ocupar espaço na hora de abrir ou fechar. Mas se não puder ser deslizante, pelo menos a porta tem de abrir para o exterior da casa de banho, para que se houver uma queda no interior da casa de banho a porta possa sempre ser aberta.
  2. Dimensões. Este é o ponto mais difícil de cumprir, pois o tamanho da casa de banho é por vezes o que é e não pode ser alterado. No entanto, deve ter em conta se vai mudar de casa ou se vai realizar obras e esta pode ser ampliada. A casa de banho deve ter um espaço livre onde se possa traçar um círculo de 1,5 metros de diâmetro sem obstáculos de qualquer espécie. Porquê? Porque esta é a medida necessária para que uma pessoa em cadeira de rodas se possa movimentar com conforto. Além disso, em ambos os lados da sanita ou pelo menos num deve existir um espaço igual ou superior a 75 cm para a transferência da cadeira de rodas para a sanita e vice-versa.
  3. Chão. É importante que o pavimento da casa de banho seja de material antiderrapante, tanto seco como húmido, para maior segurança nos movimentos. Além disso, deve estar perfeitamente posicionado e alinhado para que não sejam criadas arestas ou degraus.
  4. Sanita. No caso da sanita, é importante ter em conta que o assento deve estar colocado a uma altura entre 45 e 57 cm, o que é ideal para facilitar a transferência da cadeira de rodas para a sanita e vice-versa, assim como para se levantar. Para adaptar a sanita a pessoas com mobilidade reduzida, existem muitas opções no mercado, que vão desde sanitas especiais, que requerem instalação, até cadeiras para usar sobre o WC ou alteadores de sanita. O mais importante é escolher a opção mais confortável e segura em cada caso, pois nem todas as circunstâncias exigem os mesmos produtos.
  5. Duche ou banheira. O ideal, para quem tem mobilidade reduzida, é ter em casa um duche adaptado, ao qual se possa aceder com uma cadeira de rodas (existem cadeiras especiais para o banho e para idosos ou crianças), ou então poder sentar-se confortavelmente numa cadeira antiderrapante e especial para a higiene. No entanto, se a casa de banho tiver uma banheira, esta também pode ser adaptada com assentos, cadeiras giratórias ou elevadores. Além disso, tanto para a base do duche, como para a da banheira, existem adesivos e tapetes antiderrapantes.
  6. Lavatório. O lavatório não deve ter pé nem mobiliário inferior que impeça a aproximação de uma cadeira de rodas. Por isso, recomenda-se que o lavatório esteja suspenso, embutido numa bancada a 80 cm de altura.
  7. Torneiras. Tanto no lavatório como no duche, as torneiras de uma casa de banho adaptada não devem exigir que se rode o punho para as acionar. Por isso, devem ser instaladas torneiras de alavanca ou de pressão.
  8. Apoios. Junto aos sanitários (sanita e duche ou banheira) devem sempre ser instaladas barras de apoio antiderrapantes que permitam segurar-se com firmeza. No caso da sanita, recomenda-se a colocação de dois apoios rebatíveis fixados à parede a 35 cm do eixo da sanita e a uma altura de 70-75 cm. Se não houver espaço suficiente para fazer transferências de ambos os lados da sanita, o apoio do lado de onde se faz a aproximação deve ser rebatível e o outro pode ser fixo.
  9. Os toalheiros, saboneteiras, suporte para papel higiénico ou outros acessórios colocados na casa de banho devem estar num local e a uma altura acessível para a pessoa com mobilidade reduzida. Idealmente, nunca acima dos 120 cm desde o chão.
  10. Espelho. É frequentemente esquecido ao adaptar as casas de banho, mas o espelho também é importante para a higiene diária das pessoas com mobilidade reduzida. O espelho deve ter, no mínimo, 46 cm de largura e 137 cm de altura, para que tanto uma pessoa em pé como sentada possam ver-se adequadamente. Além disso, deve ter uma inclinação de aproximadamente 10º em relação à vertical do chão.

Deixe uma resposta