Hoje vamos concentrar-nos em definir e apresentar os tratamentos para a escoliose.
Em primeiro lugar, devemos dizer que o tratamento da escoliose dependerá principalmente da idade do paciente e do grau de desenvolvimento da doença.
Tratamento da escoliose na fase inicial
A escoliose, como a maior parte das doenças que afetam as articulações, começa geralmente de forma mais ligeira e intensifica-se com o tempo, sobretudo se não for tratada corretamente.
O mesmo acontece com a escoliose. A curvatura da coluna vertebral começa por ser de poucos graus e vai aumentando com o tempo. Se conseguirmos detetar precocemente os sinais da doença, o tratamento será mais fácil de efetuar.
Em alguns casos de curvatura muito ligeira, pode não ser necessário qualquer tratamento, uma vez que a curva se retifica por si à medida que a criança continua a crescer.
Se quiser saber mais sobre como identificar a doença nas crianças, pode ler o seguinte artigo:
Identificar a escoliose nas crianças: como pode afetar o seu desenvolvimento.
Tratamento da escoliose na fase intermédia/moderada
Se a curva da coluna vertebral de uma criança não desaparecer por si só com o tempo, pode ser necessário utilizar aparelhos ortopédicos feitos à medida.
Estamos a falar de aparelhos ortopédicos, que são normalmente feitos de material termoplástico, rígido (para corrigir corretamente o problema) e resistente. A Prim fabrica ortóteses de tronco à medida, também conhecidas como espartilhos. Utiliza a tecnologia CAD-CAM, que consiste em efetuar medições de forma não invasiva através de um scanner, que transmite a informação ao computador para ser processada através de programas informáticos de desenho.
Tratamento da escoliose grave
Nas fases mais avançadas da doença, pode ser necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica. Esta operação é conhecida como fusão vertebral, que consiste em unir várias vértebras para que se tornem numa só peça. Neste processo, são utilizados enxertos ósseos, para que o crescimento da coluna vertebral se realinhe à medida que se vai reparando. Por sua vez, para ajudar a este realinhamento da coluna vertebral, são utilizadas hastes metálicas fixadas ao osso com parafusos.