Scooter elétrica: a escolha perfeita

Scooter elétrica: a escolha perfeita

As scooters elétricas oferecem um novo conceito de mobilidade, melhorando o estilo de vida sem depender de outras pessoas para sair de casa, garantindo total independência. São confortáveis e fáceis de conduzir, permitindo-nos ir a qualquer lugar que quisermos com total liberdade. Mas encontrar a scooter elétrica certa pode ser bastante desafiador. Tem que ser bem escolhida se quisermos que seja útil. Portanto, devemos ter em conta vários fatores. No CUIDA+ queremos ajudá-lo na escolha da sua scooter elétrica.

Fatores a ter em conta ao escolher a scooter elétrica correta

utilizador da scooter elétrica deve ser uma pessoa que possa entrar e sair sem problemas e que permaneça na posição vertical. É necessário ter em conta o peso do utilizador. 

A scooter elétrica oferece uma condução segura e tranquila, sendo mais simples de controlar e fácil de manobrar. 

Uma vez que tenhamos claro o perfil do utilizador que usará a scooter elétrica, veremos os fatores mais importantes ao escolher a scooter elétrica indicada.

Será usado ao ar livre ou dentro de casa?

Existem basicamente dois tipos de scooters elétricas: scooters elétricas de três rodas e de quatro rodas. 

  • As scooters elétricas de três rodas são indicadas para quem precisa de mobilidade em espaços pequenos.
  • Se o seu uso for exclusivamente para o exterior, precisaremos de uma scooter elétrica com quatro rodas, já que possuem maior estabilidade.

  Na hora de escolher o número de rodas também é importante conhecer as medidas de acesso que temos, por exemplo, em casa, (pequenos elevadores, entradas estreitas, seja para fazer curvas …) porque a scooter de quatro rodas tem um raio de aproximadamente 2 metros e os de três rodas, apenas 1 metro. Isto significa que é mais fácil fazer curvas com a scooter de três rodas.

Será usado ao ar livre ou dentro de casa?

Esta questão vai decidir o tipo de suspensão das rodas, para se adequar melhor ao ambiente onde vive (rural, cidade).  Existem dois tipos de rodas em scooters elétricos: rodas maciças e rodas pneumáticas. A diferença entre os dois tipos está na dureza da roda. As rodas maciças são rígidas, portanto não absorvem os impactos que faz com que as vibrações pelas irregularidades do piso sejam transmitidas ao utilizador da scooter, além disso as rodas têm um maior desgaste. Isso não significa que este tipo de roda é mau, apenas não é adequado para terreno irregular porque este tipo de roda é indicado para pequenas scooters elétricas quando utilizadas para o transporte num terreno liso. As rodas pneumáticas vão tornar a condução mais agradável em terreno irregular, uma vez que absorvem melhor os impactos transmitidos pelo piso aumentando também a aderência ao solo.

As viagens serão longas e com inclinações?

Ao responder a esta pergunta, teremos de saber a capacidade do motor e da bateria da scooter elétrica , uma vez que não é o mesmo utilizar a scooter elétrica para ir ao supermercado como para ir passear a uma cidade.

  • A capacidade da bateria informa-nos sobre a duração da nossa scooter elétrica. Quantos mais amperes mais km’s podemos percorrer com a nossa scooter. 
  • potência do motor também é importante porque quanto mais potência, maiores inclinações poderão ser percorridas e o peso do utilizador poderá ser superior.

Viaja com a scooter no carro?

Em caso afirmativo, precisaremos de uma scooter que seja fácil de desmontar ou de uma scooter dobrável que caiba na mala do carro. Isto também será muito útil se quisermos guardar a scooter, na eventualidade de não ser usada diariamente e/ou o espaço disponível para arrumação ser reduzido.

Deixe uma resposta